HAICAIS
Introdução e seleção
Haicai é um poema de três versos de origem japonesa. Ele foi assimilado e modificado no Ocidente, isto é, na Europa e Américas. Para mais informações, veja o site da Revista Caqui.
Tem algumas características da cosmovisão Zen Budista, como a apreensão do instante, a não especulação e o não subjetivismo.
De minha parte, há muitos anos realizo oficinas de haicais sempre que possível, por exemplo, para alunos e alunas de graduação em Direito e em Enfermagem, crianças em escolas públicas, integrantes da Academia de Letras da Faculdade de Direito da USP, pacientes em CAPS, participantes do nosso grupo de extensão GHHELiD, etc., ou seja, sempre que a ocasião é favorável, sem grandes cronogramas prévios.
O interessante do haicai é que você procura se ater ao aqui e agora e ao que está vendo, buscando com palavras tirar uma fotografia do instante. E, eventualmente, um significado mais profundo vai emergir.
Além de orientar a produção de haicais, também escrevo alguns. Aqui está uma seleção dos que eu escrevi. Aqueles escritos pelos meus alunos e alunas estão publicados em outros sítios neste mar de bits.
***
Trem cheio,
vermelho. Ipê rosa,
vazio.
***
a pureza da lua
por nuvens coberta
na mente é clara
***
Mato cerrado.
No rio claro mergulha
Apenas a sombra.
***
Veja os haicais com imagens aqui
Veja os haicais do GHHELiD aqui
Veja uma antologia de poemas aqui
*** abrem página externa a este site ***